- É preciso uma tonelada de pétalas de rosa para produzir 300gr de óleo essencial...
- Quando descascamos citrinos, o líquido aromático que sai da casca é óleo essencial.
- Os óleos essenciais podem ocorrer em várias partes das plantas, incluindo nas sementes, casca, raiz, folhas, flores, resina, madeira, etc...
- Os óleos essenciais não são oleosos, são aquosos e altamente voláteis. A designação de óleo deve-se às suas propriedades hidrofóbicas, que os levam a comportar-se como um óleo, quando em contacto com a água.
- A mesma planta pode produzir tipos diferentes de óleos essenciais, dependendo da parte da planta usada para extrair o óleo.
- A palavra "perfume" tem origem no latim per (pelo) fumum (fumo), que originalmente designava incenso.
- Os egípcios usavam um cone aromático na cabeça que ia derretendo lentamente, perfumando assim os seus corpos.
- A rainha egípcia Cleópatra dormia com uma almofada que continha pétalas de rosa e perfumava as velas do seu barco com substâncias aromáticas naturais que também usava como o seu perfume.
- Os seres humanos têm cerca de 6 milhões de células receptoras de odores e conseguem distinguir aproximadamente 10.000 aromas diferentes.
- Sem o sentido do olfacto (anosmia), não seria possível distinguir sabores. Basta lembrar-se de quando está com gripe, ou experimentar um pouco de canela enquanto tapa o nariz.
- As lembranças que incluem odores, tem tendência para ser mais intensas e emocionalmente mais fortes.
- Cerca de 90% das fragrâncias usadas hoje em dia em ambientadores, perfumes, produtos de limpeza, etc., são de origem sintética.
- Ao contrário dos medicamentos sintéticos usados habitualmente, os óleos essenciais não causam efeitos secundários nem deixam resíduos tóxicos no organismo.
- ...